terça-feira, 28 de outubro de 2008

recomenda-se


Paris, anos 30. Hugo Cabret vive clandestinamente numa estação de comboio. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida da manutenção dos gigantescos relógios da estação. Ele tem de se manter invisível porque guarda um incrível segredo. Descoberto pelo severo dono da loja de brinquedos e pela sua curiosa afilhada, todos os seus planos correm perigo... Um valioso caderno, uma chave roubada, uma mensagem cifrada e um passado esquecido estão no centro desta misteriosa aventura.

A Invenção de Hugo Cabret oferece uma diferente e emocionante experiência de leitura. O autor, Brian Selznick, compôs a trama com textos e ilustrações que desenvolvem a história como se tratasse do storyboard de um filme. A interacção entre realidade e ficção é outro dos pontos fortes do livro, que o torna uma fonte de conhecimento. A obra recria uma época-chave da história da humanidade: a industrialização europeia, o auge dos caminhos de ferro, o mecanismo (aplicado às artes, à mágia, à relojoaria) e o surgimento do cinema.


Considerada uma obra-prima pela crítica mundial, a edição norte-americana, publicada em Março de 2007 pela Scholastic – editora do Harry Potter nos Estados Unidos –, vendeu 300 mil exemplares em três meses. O sucesso não se ficou por aí. Atraídos pela singularidade da obra, os estúdios Warner Bros. compraram os direitos para a sua adaptação ao cinema e encontram-se já a negociar com o realizador Martin Scorsese.




Sem comentários: