quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A Música é a minha eterna Companhia ..


Hope by George Frederic Watts, 1886






A Esperança é uma figura sentada em cima de um globo terrestre, de olhos vendados, tocando uma lira cujas cordas se partiram. Menos uma, que a jovem toca.
O autor pretendia chegar aos temas universais através de um símbolo. 
Sobre este quadro, os críticos acharam que esta tentativa de fazer com que a música parecesse fútil, seria mais apropriada para o tema do"Desespero".

Oquadro,"Hope", ilustra bem o poder que as suas pinturas deveriam ter, para obrigar as pessoas a pensar. 
Assim, a figura vendada, com a sua lira quebrada encosta o ouvido para poder ouvir a música que ainda pode ouvir, com o que resta do seu instrumento musical quase sem cordas.

A jovem mulher não pode ver brilhar as estrelas que estão acima da esfera celeste onde se senta; uma a uma as doces notas de música foram-lhe arrancadas, mas ela continua sentada, inclinada mas não vencida nem quebrada, arrancando, com os finos dedos, a melodia possível da última corda que resta das tantas harmonias possíveis, cheias de beleza que antes ouvira.

É verdade que também não pode ver as outras estrelas, ou o mundo da escuridão e da tristeza, abaixo dela.
Talvez não se possa falar da ideia convencional que "mesmo quando tudo parece perdido há sempre qualquer coisa", mas antes ver a sugestão de que há uma esperança mais ampla, maior paz e luz talvez acima do turbilhão e tristeza da terra...



Sem comentários: