segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

AL PANTALONE


Excelente ... 
já tinha visto a peça em 2015 no Festival de Almada, e voltou dar-me uma alegria enorme, muito bom ... 

com delicado e sagaz humor, as armadilhas de uma sociedade magnetizada pelo dinheiro


 Encenada por Miguel Seabra e interpretada por Guilherme Noronha, Rui M. Silva, Sofia Correia e Vitor Alves da Silva, “Al Pantalone” foi, no ano em que teve estreia, 2014, eleita Prémio do Público no Festival de Teatro de Almada e Prémio Nacional da Crítica da Associação portuguesa de Críticos de Teatro.


 "O Teatro Meridional regressa ao ambiente inspirador da commedia dell’arte para contar “a história de um embuste” – o dos dias que vivemos. O ganancioso banqueiro Pantalone (Rui M Silva) nunca diz que não a mais uma moedinha para o seu farto mealheiro. Com elas compra a política, a justiça e os favores de uma elite sempre pronta a estender a mão, aqui representada na anafada personagem do Doutor (Guilherme de Noronha). A pagar a “empresa” dos senhores do mundo, estão os suspeitos do costume, a arraia-miúda:  Zanis (Vítor Alves da Silva) e Columbina (Sofia Correia).
Com um humor irresistível, mas sem direito a final feliz, Miguel Seabra encena um texto original de Mário Botequilha sobre  “tempos de bancarrota ética e moral” – tempos nossos, aqui e no mundo inteiro. Para os mais atentos, qualquer semelhança encontrada em Al Pantalone com a vida real não é, de todo, mera coincidência."


p.s. que teatro tão acolhedor e que sala tão simpática e intimista ..

Sem comentários: