quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Rain, de Anne Teresa De Keersmaeker - CCB


Combinações perfeitas ..

Steve Reich, Brian, Eno, Philip Glass  foram alguns compositores contemporâneos que me levaram a gostar da musica minimalista..

Anne Teresa de Keermaeker, Merce Cunningham, e Pina Bausch, foram os coreógrafos que me levaram a gostar da Dança Contemporânea. 
A primeira peça que vi de Anne Teresa De Keersmaeker foi Rosas danst Rosas há muitos anos atrás na Gulbenkian no Anfiteatro ao ar livre,, um encanto.


Muito Bom 

 Considerada uma peça seminal na carreira de ATK, Rain foi a primeira peça da coreógrafa belga a entrar para o repertório do ballet de Ópera de Paris.
Estreada em 2001 para a obra Music for 18 Musicians de Steve Reich, Rain é uma das coreografias mais vibrantes de Anne Teresa de Keersmaeker. Em muitos aspetos, Rain é a continuação do trabalho coreográfico desenvolvido, três anos antes, em Drumming. As formas matemáticas, a repetição exaustiva, a ocupação geométrica do espaço e a arte de variação constante – características que acabaram por se tornar assinatura da coreógrafa – são levadas ao limite. Destaca-se uma espécie de loucura de movimento, que passa de corpo em corpo sem nunca se estabelecer em alguém em particular. Coreografada ao ritmo pulsante da música minimalista de Steve Reich, os dez bailarinos rendem-se a uma energia coletiva obsessiva que os liga uns aos outros. E assim surge uma comunhão singular que partilha a respiração, a velocidade, e a estranha camaradagem que nasce para além dos limites da exaustão.
Rain estreou em 2001, De Munt/La Monnaie, Bruxelas
 Excelente Cenário e Luz

Sem comentários: